
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) registrou aumento no número de criadores de abelhas sem ferrão no estado, que agora soma 283 produtores licenciados. A atividade, regulamentada pela Gerência de Fauna (GFAU), vem ganhando espaço em diferentes municípios por envolver manejo de espécies nativas e produção sustentável de mel e derivados.
O crescimento está relacionado à busca por regularização e ao interesse de pequenos produtores na atividade. Segundo o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, “esses polinizadores asseguram a manutenção da biodiversidade e favorecem a polinização de várias culturas. O mel e outros produtos, como o própolis, são valorizados no mercado”.
Entre os criadouros em operação no estado está o Meliponário Sucupira, fundado em 2004 e administrado por Aldenora e José Queiroz. O espaço mantém cerca de 50 colmeias, com espécies como jupará, uruçu-boca-de-renda, jataí, irapuá e scaptotrigona. Segundo a meliponicultora, “nós coletamos o mel de agosto a novembro. Também abrimos o meliponário para visitação mediante agendamento pelo WhatsApp (92) 9195-7893”.
Além da produção, o meliponário funciona como área de apoio à pesquisa, recebendo estudantes e pesquisadores para realização de estudos, artigos e trabalhos acadêmicos. O local possui certificações em diferentes estados e integra a Associação dos Criadores de Abelhas do Amazonas (Acram).
Para atuar de forma regular, os meliponicultores devem solicitar licença ambiental ao Ipaam. O biólogo Gilson Tavernard, assessor da GFAU, explica que “para obter autorização, o criador deve preencher o requerimento conforme o número de colônias. A análise define a licença com base na documentação exigida para cada categoria”. O Termo de Referência com os critérios está disponível no portal do órgão.
Empreendedores interessados podem acessar a aba “Solicitação de Licença Ambiental” no site do Ipaam, utilizando o código 3709, que corresponde à criação de abelhas silvestres nativas para comercialização ou consumo familiar.
A Gerência de Fauna atende pelo telefone (92) 2123-6739 e pelo e-mail fauna@ipaam.am.gov.br. Denúncias relacionadas à fauna podem ser encaminhadas à Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa) pelo WhatsApp (92) 98557-9454. O atendimento presencial na sede, no bairro Flores, ocorre das 8h às 14h.
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus
Foto: Divulgação / Ipaam